domingo, 24 de abril de 2011

. the music and life .

- Ouvimos música apenas por ouvir? Ou ela tem de fato alguma importância em nossa vida?

Acredito que assim como nada é por acaso, não ouvimos música apenas por ouvir. Um mundo sem música seria um tédio banal, horrível... Embora haja muita poluição sonora. 
A música  desde a antiguidade tem um poder imenso tanto na história como na vida pessoal de cada um. Geralmente, a música compõe o que sentimos em determinados momentos. Mesmo que não saibamos disso, mesmo que muita gente diga que não relaciona música com a vida. Durante algum tempo, pus-me a observar o comportamento das pessoas e os estilos musicais que elas ouvem. É da mais pura realidade quando digo que a personalidade da pessoa varia muito em relação do que estão ouvindo. 
Agora, digo por mim mesma, que ouço vários estilos musicais, que há cada momento de minha vida se tem uma trilha sonora. Desde as músicas de Debussy que me acalma e faz com que eu reflita sobre a vida, digamos que de uma forma mais calma e serena, à musicas de puro rock n' roll que tem aquele efeito de "libertação-liberdade". 
Lembro-me das aulas de história, onde já na 2ª série, a professora contava para a classe que na época da Ditadura, muitos compositores tiveram de sair do país, serem exilados. Tudo isso porque entendia-se que as músicas deles, era uma afronta ao governo. Já pararam para pensar o porque e as conseqüências que isso trouxe em nossas vidas e a situação do nosso país atualmente? Eram protestos- e se houve protesto é porque as pessoas, mesmo naquela época de pura censura, não aceitavam tudo o que o governo impunha. E se as pessoas não aceitaram é porque de alguma forma refletiram que aquilo ali não estava certo e que estavam sendo manipuladas. 
Hoje é tudo "liberado". E isso significa que a situação do país está melhor? Não. Apenas reflita- o que essa geração está virando e que tipo de música as pessoas estão investindo? Qual é a verdadeira situação do nosso país? Ou melhor, para poder ter noção, comece refletindo da sua própria situação- a situação da sua própria casa. Depois comece por vendo a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, seu estado, seu país até chegar ao seu mundo.  O que você vê é de fato aquilo que você via antes? Qual seria sua visão do mundo da música e do mundo real depois dessa observação? Há aqueles que nunca se arriscariam a fazer isso, claro. Pois tal coisa daria muito trabalho- pensar dá trabalho. E hoje as pessoas fogem de mais  trabalho e claro, tem um motivo muito obvio para isso : trabalha-se muito para receber pouco. Tudo culpa do governo?! Se hoje está assim, não seríamos nós também, vivendo em "democracia" culpados por essa situação absurda?
Comece a refletir e se sentir incomodado, não pare. Continue. Se você já se sentiu incomodado e ora até culpado, é porque você já está começando a se especular que as coisas não deveriam ser do jeito que são. Faça isso ouvindo a música que você costuma ouvir; garanto que o efeito em sua mente será intenso.
Encerro aqui esse artigo de opinião com um trecho de música que acredito que cabe ao momento : " meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder. Ideologia eu quero uma para viver." / ( http://www.youtube.com/watch?v=AuZ6ubVXOoo // http://letras.terra.com.br/cazuza/43860/

Nenhum comentário:

Postar um comentário