' - E o que você me diria sobre Daniel? Ele me deu tudo o que eu queria, tudo! E ele nem pediu nada em troca.... Ele trouxe a minha vingança querida, fez tudo o que eu quis. Mas ele não me trouxe coisas boas, vamos assim dizer. Foram tragédias, tragédias fatais que mudaram a vida de todos ao meu redor. Então Caius, eu lhe pergunto novamente: E o que você diria sobre Daniel?
- Daniel é um espírito ruim que vaga sobre a terra durante anos. Ele fez mais vitimas como você. Ele é tão ruim que até poderíamos o denominar como anjo caído. Ele vivia numa cidadezinha no interior se São Paulo. Tinha fé em Deus, tinha esposa, filhos... Quando ele morreu, seu ódio, sua revolta era tão grande que nenhum anjo o conseguia conduzir para o inferno. Então Deus, com suas razões o deixou vagar pela terra.
- Mas o que aconteceu com ele? O que o fez tão ruim? Ele foi pior do que eu em vida.?
- Daniel um dia saiu para ir a igreja. Ele estava contente porque ganhou uma promoção no seu emprego e seu salário iria aumentar. Estava muito contente, porque sua esposa estava grávida e com um aumento do salário eles iam poder comprar mais coisinhas para o bebê. Aí ele foi para a igreja, todo feliz, agradecer a Deus. Ele volta para casa e encontra dezenas de pessoas em seu quintal. Não entende o que está acontecendo. Ele vê o carro de bombeiros e o carro da polícia. Se aproxima de sua casa e vê apenas destroços. O policial chega até ele e diz o que aconteceu: um assaltante, que provavelmente estava drogado, invadiu sua casa. Na tentativa de furto, que provavelmente a mão armada sua esposa reage. No que ela supostamente havia reagido, o ladrão se estressa . Os trancam dentro de casa e antes de sair ateia fogo em tudo. O que é incrível é que ela havia reagido escondido, dizendo ao seu filho mais velho ligar para a o policia, mas o assaltante descobre o plano e fez o que fez.
- Tocante... você estava lá ? Você contou com tantos detalhes que parece que você estava com ele.
- Eu estava com sua esposa e seus filhos. Eu os conduzi ao paraíso. Eu posso falar qual foi o destino deles porque você não os conhecia. Mas enfim, o triste é que ela morreu com esperança de que ele entendesse o porque de estar acontecendo aquilo. Mas suas esperanças foram em vão, pois Daniel apenas se revoltou mais e mais, até que seu ódio se tornou poderoso e ele adquiriu certas habilidades. Hoje vaga por aí, fazendo vítimas como você, que se revolta com Deus e quer vingança. A sua satisfação consiste em ver seu trabalho bem feito e a vítima totalmente perdida. Por isso ele não pediu nada em troca quando fez o que você queria. Ele ja havia recebido sua recompensa quando a viu ainda mais distante de Deus.
Deu uma pausa no que estava dizendo. Eu não ia falar nada pois sabia que ele tinha mais coisa a dizer. Seus olhos estavam fixos em mim e ele estava com a face contraída, como se estivesse com raiva. Moveu seus lábios e continuou a falar:
- O ódio transforma tudo. E chama para a pessoa que tem ódio um mundo sobrenatural da qual ela não tem controle ou conhecimento algum. O seu ódio chamou Daniel, o seu ódio me chamou a atenção. E o meu ódio e amor por você, foi capaz de provocar sua morte. O meu amor lhe mostrou como seria o paraíso. O meu ódio, agora, vai mostrar como é o inferno. Porque você vai pra lá junto comigo.